No final de 2011, o portfólio do Grupo já contava com outras cinco empresas dos segmentos de concessão de rodovias e de transporte de passageiros sobre trilhos: a CART (Concessionária Auto Raposo Tavares), em São Paulo; o MetrôRio, no Rio de Janeiro; a CBN (Concessionária Bahia Norte), na Bahia; a CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), no Rio de Janeiro; e a CRA (Concessionária Rota do Atlântico), em Pernambuco.

No começo de 2012, o Grupo Invepar teve três significativas conquistas. Em fevereiro, atingiu sua meta estratégica de ingressar no setor aeroportuário, vencendo o leilão para administrar e operar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o maior do País. De acordo com a Infraero – empresa pública responsável pela administração aeroportuária no Brasil –, foram realizados 270,6 mil pousos e decolagens, entre janeiro e dezembro de 2011, no aeroporto de Guarulhos, totalizando 30 milhões de passageiros transportados. Destes, 18,6 milhões, em voos domésticos, e 11,3 milhões, em voos internacionais.

O consórcio Invepar-ACSA, vencedor do leilão, detém 51% do capital da SPE (Sociedade de Propósito Específico), dos quais 90% das ações pertencem ao Grupo Invepar, e os outros 10%, à empresa sul-africana ACSA (Airport Company South Africa). Na SPE, a Infraero tem 49%.

Outra conquista envolveu o primeiro passo em direção à internacionalização, com a incorporação da concessionária que vai operar a Via Parque Rímac, em Lima, Peru. Por fim, o Grupo venceu a licitação para implantar e operar o Corredor Expresso Transolímpico, no Rio de Janeiro.

Linha do Tempo

 

De casa nova

Para facilitar o processo de reestruturação interna e fortalecer esse sentido de unidade entre as diferentes empresas, a sede da Invepar ganhou um novo endereço em 2011. Foi possível, assim, reunir todos os colaboradores do escritório corporativo em um único espaço e trabalhar de forma consistente na busca por maior integração e sinergia entre os profissionais e por uma padronização de procedimentos entre as empresas.

A nova sede administrativa fica em um prédio no centro da cidade do Rio de Janeiro. Em sua atividade-fim, o Grupo administra e opera concessões de infraestrutura de transporte.

Essa expansão nos negócios tem como pilares de sustentação as melhores práticas de governança corporativa e está pautada no respeito aos valores do Grupo Invepar: Pessoas e Equipes; Honestidade; Responsabilidade Socioambiental; Empreendedorismo; Comprometimento; Respeito; e Inovação.

O Grupo e as empresas controladas, exceto a CRT e a CBN, são signatárias dos princípios do Pacto Global, iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de mobilizar empresas do mundo inteiro para a adoção de boas práticas nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e anticorrupção.