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Gestão do desempenho


GRI 4.16


A Lojas Renner aplica dois processos distintos de avaliação do desempenho:

Avaliação de Colaborador

Abrange cargos operacionais, analistas, supervisores e coordenadores, sendo realizada semestralmente. O Sistema de Avaliação 360° é realizado via Portal RH, incluindo diversos avaliadores: pares, clientes internos, subordinados, superior imediato e autoavaliação. Por meio dessa avaliação é possível medir o desenvolvimento profissional do colaborador, fornecendo suporte à gestão de desempenho e demais subprocessos de Recursos Humanos.

Avaliação Gerencial

Os profissionais com cargos de nível gerencial são submetidos à análise de desempenho e desenvolvimento de carreira uma vez por ano. A avaliação é feita com base em competências definidas para cada cargo estruturadas em três eixos: organizacional, estratégico e funcional. O resultado é submetido a um comitê – formado pelo superior imediato, pelo diretor da área específica e pela diretora de Recursos Humanos – que tem como objetivos garantir a consistência das avaliações, reduzir o nível de subjetividade e equalizar os critérios e o rigor adotados no processo. Em 2011, 100% dos executivos receberam análise de desempenho e desenvolvimento de carreira.

Ao fim desse processo, tanto os executivos quanto os colaboradores em cargos operacionais recebem um feedback e, com a ajuda do superior imediato, elaboram um plano de desenvolvimento baseado nos pontos de melhoria que foram identificados.

A avaliação do desempenho funciona como um retrato do potencial de cada colaborador e orienta as decisões sobre promoções internas ou desligamento de colaboradores com desempenho abaixo do esperado. 

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