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Gestão do Clima e Qualidade


GRI 4.16
 

Desde 1996, a Lojas Renner realiza a Pesquisa de Clima, uma ferramenta que verifica como os colaboradores percebem a Companhia, os colegas e as lideranças. A pesquisa ajuda a identificar os pontos fortes e os aspectos em que há oportunidades de melhoria, em cada unidade. Por meio desse mapeamento detalhado do clima das lojas, dos centros de distribuição, da Central de Cobrança e dos departamentos da área administrativa, é possível definir planos de ação para a melhoria do clima interno.

A pesquisa é online, voluntária e aberta a todos os colaboradores. Em 2011, contou com a participação de 84% dos colaboradores. Um dos resultados mais significativos foi o índice de engajamento¹, que atingiu 72%, quatro pontos percentuais acima do índice do ano anterior. Ano após ano, o resultado vem melhorando.

Outro índice avaliado como positivo foi o de relacionamento com lideranças. Ao todo, 75% afirmaram que trabalham com líderes eficazes. Sobre o dia a dia da empresa, 76% disseram que gostam das atividades que executam diariamente e 77% estão satisfeitos com as oportunidades de treinamento e desenvolvimento oferecidas.

Em relação à carreira, 69% dos respondentes afirmaram que a Companhia oferece as melhores oportunidades de carreira para os colaboradores com melhor desempenho. E 75% reconheceram que existem oportunidades para o crescimento, com novas e maiores responsabilidades dentro da Companhia.

Entre as oportunidades de melhoria aparece a necessidade de aprimorar ações voltadas para a qualidade de vida, pois apenas 56% dos respondentes disseram encontrar equilíbrio adequado entre os compromissos no trabalho e na vida pessoal.

Logo após a consolidação dos dados, os líderes apresentam a pesquisa para suas equipes e elaboram planos de ação para serem desenvolvidos ao longo do ano. Em 2011, 91% dos colaboradores afirmaram que o resultado da Pesquisa de Clima foi apresentado e 78% afirmaram que o plano de ação foi elaborado. Esses dados demonstram a seriedade do processo e o comprometimento da Companhia em aprimorar constantemente o clima da organização.

 ¹Engajamento é definido como o estado de envolvimento ou comprometimento emocional e intelectual de um funcionário que resulta em mudança no comportamento. É uma medida que ajuda a empresa a entender melhor como gerenciar pessoas para construir e sustentar um forte desempenho de negócios.

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