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Remuneração, benefícios
e administração de RH


GRI EC5, LA3, LA7, LA8, LA13
 

A política de remuneração e benefícios da Lojas Renner é parte fundamental na gestão da Companhia e tem como objetivo identificar, desenvolver e manter políticas que estejam de acordo com a estratégia do negócio e com as melhores práticas do mercado, visando garantir a atração e a retenção de talentos.

Para acompanhar e assegurar a equidade salarial interna e externa, a Companhia avalia sua política salarial por meio de pesquisas de mercado, realizadas anualmente, para identificar as melhores práticas. Dessa forma, garantem-se salários competitivos e em sintonia com as tendências do mercado.

Todos os empregados recebem salários superiores ao salário-mínimo nacional.

A Lojas Renner ainda oferece aos seus profissionais os seguintes benefícios:

Plano de saúde: para colaboradores e dependentes (esposa e filhos), com ampla cobertura médico-hospitalar em todo o Brasil.
Alimentação: em refeitório nas lojas e administração ou por meio de convênio, com subsídio de 80% a 90% do valor de cada refeição.
Desconto para compras em lojas: varia de 10 a 15%, conforme o tempo de trabalho na Companhia, e beneficia colaboradores e dependentes (esposa e filhos).
Convênio com instituições de ensino: colaboradores recebem descontos especiais e podem investir em seu desenvolvimento.
Programa de Participação nos Resultados (PPR): distribui entre os colaboradores parte do resultado obtido pela empresa no fim de cada período, caso as metas sejam alcançadas.
Good Card: cartão multicompras, sem custo, utilizado para compra de produtos e serviços em estabelecimentos conveniados, com desconto em folha de pagamento.
Sociedade Esportiva Renner (SER): oferece atividades recreativas, desportivas e culturais, proporcionando o desenvolvimento social dos colaboradores. Por meio da SER, os colaboradores e seus dependentes podem aderir ao plano odontológico, com ampla cobertura em todo o Brasil.

Saúde e segurança do trabalho

Todas as unidades possuem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Em conjunto com os gestores e a Divisão de Recursos Humanos, a Cipa é responsável pela promoção de programas de saúde preventivos. Uma vez por ano acontece a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), quando são realizadas palestras sobre temas como saúde ocupacional.

Periodicamente, os colaboradores são submetidos a exames médicos para que sejam detectados eventuais problemas de saúde. A Lojas Renner também promove a campanha de vacinação contra a gripe, que ocorre no início do inverno. Além dessas ações, a Companhia procura criar condições para que os colaboradores conciliem a vida profissional com a pessoal. Para isso, realiza treinamento sobre vários assuntos relacionados ao tema, como o programa de proteção à saúde e planejamento familiar.

Caminhada Ecológica em Salvador

No feriado de 7 de setembro, a loja do Shopping Barra Salvador (BA) promoveu, com apoio da Sociedade Esportiva Renner, a Caminhada Ecológica. O evento foi realizado no Parque de Pituaçu, na capital baiana, e contou com a participação de todos os colaboradores da unidade.

A caminhada foi idealizada com o objetivo de incentivar atividades físicas e mostrar a importância delas para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, promoveu uma maior conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Antes da atividade, os participantes receberam camisetas personalizadas e o Kit Motivação (com sacola para armazenar itens como água, suco, barra de cereal, biscoito salgado, squeeze e toalha). Houve ainda o acompanhamento de um personal trainer, que orientou as atividades.

Em 2011, houve um decréscimo considerável em todos os índices relacionados a saúde e segurança da Lojas Renner, se comparado com 2010. Foram 45 casos de lesão por acidentes de trabalho e 328 casos de doenças ocupacionais.

As taxas de lesões diminuíram 28%, enquanto a taxa de doenças ocupacionais caiu 34,26%. Por conta disso, o total de dias perdidos foi reduzido em 40,45%. O total de absenteísmo se manteve estável em 0,038%.

 
 

Meta para 2012

● Reduzir em 5% o índice de acidentes e doenças ocupacionais.

 

 

Controle de riscos em saúde e segurança do trabalho

A Lojas Renner oferece aos colaboradores, periodicamente, programas de educação e treinamentos focados em prevenção e controle de riscos em saúde e segurança do trabalho. Anualmente, a Companhia realiza:

● Treinamento aos brigadistas, incluindo orientações sobre primeiros socorros, evacuação e funcionamento da brigada de incêndio, além de atender à legislação por meio da formação de comissão e treinamento Cipa de 20 horas.
● Cursos virtuais sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), doenças coronárias, tabagismo, saúde postural e qualidade de vida.
● Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), com palestras sobre saúde e segurança pessoal, além de atividades como massagem e cuidados com a beleza.

Os treinamentos são oferecidos exclusivamente aos colaboradores da Renner, não extensíveis às famílias e às comunidades.

Como meta, a Lojas Renner planeja continuar as ações de prevenção de acidentes de trabalho, fortalecer a Sipat com novos temas, atender um número maior de colaboradores, melhorar a comunicação interna e padronizar os cursos de reciclagem da Cipa em todas as unidades.

Diversidade

Com o objetivo de desenvolver uma política de diversidade para a Companhia, em 2011 foi lançado o Projeto Diversidade – Incluir para Somar. Para tal, foi formado um grupo de trabalho, com representantes de diferentes áreas, para discutir e propor ações de inclusão de minorias em todas as unidades da Lojas Renner.

De início, o foco será mantido na inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), com o objetivo de gerenciar o cumprimento da cota legal. No entanto, o conceito de diversidade é entendido de forma ampla pela Companhia, com as diretrizes englobando diferenças de raça e gênero, entre outras.

Com o apoio de uma consultoria especializada, foi feito o mapeamento dos postos de trabalho que estão aptos a receber PCDs. A análise envolveu funções em lojas de shopping e de rua, centros de distribuição, setor de cobrança e sede administrativa. O objetivo é ter o perfil do profissional que pode ser mais facilmente absorvido pela Lojas Renner.

Para 2012 está programada a realização de campanhas de sensibilização sobre diversidade, além de ações para preparar os colaboradores para receber e conviver com a diversidade no ambiente de trabalho.

Números da diversidade

Atualmente, 72% do quadro de colaboradores é composto por mulheres, que ocupam a maioria em todos os níveis funcionais, exceto Diretoria Executiva e Conselho de Administração.

Os jovens também fazem parte da maioria no quadro de colaboradores, sendo que 65,4% têm idade inferior a 30 anos; 32,4% estão na faixa etária entre 30 e 50 anos; e 2,2% têm mais do que 50 anos (Os dados de faixa etária por cargo não estão disponíveis).

Nível funcional – % por gênero

Mulheres

Homens

Conselho¹

44,44

55,56

Diretoria

16,67

83,33

Lideranças (gerência, coordenadores e supervisores)

52,74

47,26

Administrativo

67,82

32,18

Operacional (assistentes, técnicos e operação loja)

73,94

26,06

Outros

65,22

34,78

Portadores de deficiência (% por região)²

Sul

2,74

Sudeste

1,44

Centro-Oeste

2,00

Nordeste

1,22

Norte

1,36

Total Empresa

1,68

       

¹No conselho não consideramos o diretor-presidente, pois é contabilizado na Diretoria
²Com base nos dados do dia 31 de dezembro de 2011.

As mulheres configuram o maior percentual de negros (pretos e pardos) na Companhia, cuja força de trabalho se concentra em maior volume nos cargos de níveis operacionais. Esse levantamento obedece ao critério de autodeclaração dos colaboradores.

Negros e pardos, por gênero, em cada nível funcional* (%)

Mulheres

Homens

Conselho

0%

0%

Diretoria

0%

0%

Liderança

3,38%

4,43%

Analistas

1,04%

0,35%

Operacional

22,53%

7,31%

Outros

23,37%

11,23%

Estagiários

A verificação não se estende aos estagiários

*De acordo com o critério de autodeclaração

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