Serviços de Valor Agregado (VAS)

Encontrando maneiras inovadoras para criar valor para seus clientes.

No ano de 2010, as receitas provenientes dos serviços de VAS representaram 12,8% da receita bruta de serviços, com um crescimento de aproximadamente 20% no ano. Os serviços de valor agregado tiveram presença constante na agenda de lançamentos da TIM para o mercado, atingindo seu ápice no terceiro trimestre, quando foram lançados os grandes conceitos para dados em 2010: o Infinity Web e o Liberty Web.

Esses conceitos focam no uso de internet no aparelho celular (webphone ou smartphone), que se delineou como a estratégia principal da TIM nos serviços de dados desde o início de 2010, ainda com as primeiras ofertas que buscavam incentivar a utilização de micro-browsing e redes sociais. As ofertas Infinity/Liberty Web trazem a mesma possibilidade de uso ilimitado que os planos de voz de mesmo nome. O Infinity Web é direcionado ao público pré-pago e o Liberty Web direcionado aos clientes pós-pago:

Liberty Web, plano de dados pós-pago lançado no Dia dos Pais, que consiste em oferecer smartphones desbloqueados de primeira linha para usuários novos ou não. Para este combo promocional, os clientes têm seis meses de acesso livre e ilimitado à internet. Os aparelhos smartphones podem ser pagos em 12 parcelas com cartão de crédito. Uma versão para os clientes corporativos também foi lançada – Liberty Web Empresa.

Infinity Web é um acesso diário e ilimitado à internet por uma taxa fixa (R$ 0,50 por dia). A TIM incentiva a migração de usuários de lan houses para a internet móvel, com conceito “a qualquer hora e local” por uma tarifa mais competitiva. Vale dizer que os aparelhos neste plano estão a um preço bem competitivo, e que a opção de compra via cartão de crédito torna mais fácil para o público-alvo (classe de renda mais baixa) encaixá-los em seu orçamento. O Infinity Web oferece uma degustação do serviço de forma gratuita durante um mês.

Desde o lançamento do Infinity Web até o fim de 2010, observou-se um crescimento da ordem de 4 vezes o número de usuário únicos (clientes que realizaram pelo menos uma conexão no dia), atingindo em dezembro 1 milhão de usuários por dia.

A TIM ainda criou novas promoções para incentivar o uso de SMS e internet móvel. No TIM Turbo, os clientes pagam para utilizar serviços de dados e SMS ilimitados durante um tempo, de acordo com o plano escolhido. Além disso, em parceria com as outras três principais operadoras de telefonia móvel, a TIM lançou a promoção “Torpedão Campeão”, que busca alavancar o uso de SMS no Brasil.

Houve também investimentos para ampliar o uso das redes sociais através de parcerias com Facebook, Twitter e Orkut. Foram lançados em 2010 os serviços Twitter SMS, Facebook SMS, O.FACEBOOK.COM, Orkut SMS, entre outros. A busca por tornar mais simples e direto o acesso a redes sociais se mostrou um arma de sucesso para a conquista de clientes.

No mercado corporativo, a TIM, lançou a solução BES Express, que possibilita aos clientes corporativos sincronizarem, através do Microsoft Exchange, seus e-mails, calendário, contatos e e-mails pessoais, além de acessar a internet, visualizar e editar documentos. Essa solução gratuita simplifica a vida e reduz os custos de empresas de pequeno e médio portes, pois não demanda a compra de um servidor BES para oferecer os benefícios de uma solução de pushmail completa.

Complementando a oferta de serviços BlackBerry para clientes corporativos, foram lançados os combos BlackBerry Liberty, nos quais o cliente usufrui de todos os benefícios do plano Liberty Empresa, do serviço Blackberry BIS Ilimitado, BlackBerry Internacional e SMS ilimitado. Essa oferta proporciona uso ilimitado de voz e dados no Brasil e no exterior por um preço bastante agressivo.