Em 2010, a TIM se tornou uma das principais operadoras no Brasil a obter a certificação ambiental na norma ISO 14001.

 

A TIM fortalece sua atuação em direção ao desenvolvimento sustentável promovendo – conforme previsto em sua Política Ambiental – a melhoria contínua do desempenho ambiental, atendendo às legislações vigentes, aos órgãos reguladores e às diretrizes do Grupo Telecom Italia.

Para a definição de suas estratégias, a TIM leva em conta também os aspectos ambientais considerados materiais pelos stakeholders, conforme descrito no item Escopo. Os indicadores ambientais mais relevantes destacados na nossa matriz de materialidade são a coleta e a reciclagem de celulares, baterias e chips (materialidade alta) e o impacto das instalações de antenas no meio ambiente e na comunidade.

Outra questão ambiental importante levantada pelos stakeholders foi a maior atenção para o consumo consciente, envolvendo a educação do público interno para esse aspecto.

Compromissos públicos

O comprometimento da TIM com uma gestão mais sustentável comprova-se por meio dos diversos compromissos voluntários assumidos pela empresa. Além de ser signatária do Pacto Global, a empresa responde ao programa Carbon Disclosure Project e integra a plataforma Empresas pelo Clima. Além disso, faz parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa, pelo terceiro ano consecutivo. Ao final de 2010, a TIM passou a integrar também a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da BM&FBovespa e do BNDES.

Em 2010, a TIM se tornou uma das  primeiras operadoras no Brasil a obter a certificação ambiental na norma ISO 14001. Essa certificação foi atribuída às atividades de Gerenciamento do Monitoramento e Informação de Desempenho e Qualidade da Rede nas unidades operacionais do Rio de Janeiro (RJ) e de Santo André (SP).

A companhia mantém também um programa estruturado de sensibilização e educação sobre desenvolvimento sustentável, contemplando todo o público interno. Em 2010, a TIM disseminou o treinamento online sobre sustentabilidade para 35% do público interno.

Veja Também

Pacto Global

Os 10 princípios

“As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.” Veja mais...

Destaques

Metas superadas

Treinamento de pessoal foi uma das metas que ultrapassaram as expectativas, totalizando 897.954 horas/aula. Veja mais...

Inventário de Carbono

Emissões fugitivas

Em 2010, foram incluídas no inventário de carbono da TIM as emissões fugitivas, oriundas de gases utilizados em aparelhos de ar condicionado. Veja mais...

Sustentabilidade

Desafio

Para a TIM, o desafio da sustentabilidade está em conseguir equilibrar as necessidades atuais e futuras dos três pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, ambiental e social. Veja mais...