Em 2010, a TIM se tornou uma das principais operadoras no Brasil a obter a certificação ambiental na norma ISO 14001.

 

A TIM fortalece sua atuação em direção ao desenvolvimento sustentável promovendo – conforme previsto em sua Política Ambiental – a melhoria contínua do desempenho ambiental, atendendo às legislações vigentes, aos órgãos reguladores e às diretrizes do Grupo Telecom Italia.

Para a definição de suas estratégias, a TIM leva em conta também os aspectos ambientais considerados materiais pelos stakeholders, conforme descrito no item Escopo. Os indicadores ambientais mais relevantes destacados na nossa matriz de materialidade são a coleta e a reciclagem de celulares, baterias e chips (materialidade alta) e o impacto das instalações de antenas no meio ambiente e na comunidade.

Outra questão ambiental importante levantada pelos stakeholders foi a maior atenção para o consumo consciente, envolvendo a educação do público interno para esse aspecto.

Compromissos públicos

O comprometimento da TIM com uma gestão mais sustentável comprova-se por meio dos diversos compromissos voluntários assumidos pela empresa. Além de ser signatária do Pacto Global, a empresa responde ao programa Carbon Disclosure Project e integra a plataforma Empresas pelo Clima. Além disso, faz parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa, pelo terceiro ano consecutivo. Ao final de 2010, a TIM passou a integrar também a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da BM&FBovespa e do BNDES.

Em 2010, a TIM se tornou uma das  primeiras operadoras no Brasil a obter a certificação ambiental na norma ISO 14001. Essa certificação foi atribuída às atividades de Gerenciamento do Monitoramento e Informação de Desempenho e Qualidade da Rede nas unidades operacionais do Rio de Janeiro (RJ) e de Santo André (SP).

A companhia mantém também um programa estruturado de sensibilização e educação sobre desenvolvimento sustentável, contemplando todo o público interno. Em 2010, a TIM disseminou o treinamento online sobre sustentabilidade para 35% do público interno.

Veja Também

Destaques

Metas superadas

Treinamento de pessoal foi uma das metas que ultrapassaram as expectativas, totalizando 897.954 horas/aula. Veja mais...

Portfólio

Pessoas físicas

Nos planos para pessoas físicas, a empresa incrementou, em 2010, as famílias Infinity e Liberty ao lançar as ofertas Infinity Web e Liberty Web. Veja mais...

Projetos Sociais

Hora do Planeta

A TIM se uniu à ONG WWF, em 2010, como patrocinadora do maior movimento mundial de conscientização contra o aquecimento global: a Hora do Planeta.  Veja mais...

Desafios

Ecoeficiência

Um grande desafio para a TIM é desenvolver projetos de ecoeficiência para atender à base de clientes sem gerar aumento idêntico de energia. Veja mais...